domingo, 15 de setembro de 2013

PROJETO: Adquirindo conhecimento e transmitindo cultura

Introdução

A Copa das Confederações é um dos grandes torneios organizados pela FIFA – Federação Internacional de Futebol. Disputado de quatro em quatro anos, o evento serve como preparação para a Copa do Mundo tanto para as seleções que participam da competição como, e principalmente, para o país que sediará o Mundial. Isso porque a Copa das Confederações obrigatoriamente é realizada no ano que antecede à Copa do Mundo e é promovida pelo mesmo país-sede.O Brasil sediará a Copa do Mundo de 2014 e também a Copa das confederações de 2013 sendo uma grande oportunidade para os alunos conhecerem a história da “Copa das Confederações” e alguns estados brasileiros onde acontecerá os jogos.
Mas a Copa das Confederações não é apenas uma prévia da Copa do Mundo.  O evento também brilha por si só uma vez que reúne verdadeiros craques.  Disputam a competição oito seleções – a seleção do país-sede, as seis campeãs de torneios oficiais em seus continentes, além da atual campeã do mundo, sendo eles no ano de 2013: Japão, Espanha, Itália, México, Taiti, Brasil, Nigéria.Este projeto será desenvolvido com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Objetivos
_ Promover a leitura de textos instrutivos.
_Promover a leitura e interpretação dos mapas do Brasil e o mapa com divisões dos continentes.
_Desenvolver a criatividade e coordenação motora através de desenhos.
_ Aprender sobre a cultura musical de alguns países.
_Utilizar a expressão corporal (Dança) para transmitir a cultura.
_Exercer a cidadania através do voto direto com a participação da comunidade escolar para escolha dos mascotes da escola.
 
Desenvolvimento

4º e 5º anos

Deve ser apresentada aos alunos a história da “Copa das Confederações” utilizando textos instrutivos através de recursos lúdicos e tecnológicos.
Explorar mapas do Brasil para mostrar os estados brasileiros onde irá acontecer os jogos da Copa das Confederações de 2013 e o mapa múndi para mostrar a divisão dos continentes.
Aplicar um trabalho sobre todo o assunto que foi estudado, onde os alunos deverão também entregar um mascote criado por ele ir para votação da comunidade escolar.A culminância do projeto aconteceu em junho na Festa junina da escola com uma Quadrilha Temática.
 
1º ao 3º anos

Deve ser apresentada aos alunos um pouco da história da “Copa das Confederações” utilizando recursos lúdicos visuais e tecnologias (computador e vídeos).
Os alunos devem conhecer o que é um mascotes de copas do mundo e para que serve, interagir idéias através de rodas de conversas e usar a criatividade para fazer o seu mascote que passará por uma seleção para ser votado em seguida.

Janine Gomes dos Santos





Nenhum comentário:

Postar um comentário