REUNIÃO DE MÓDULO ll - 10/06/2013
professoras e especialistas da Escola Estadual Padre Dimas reuniram-se para falar sobre a importância dos jogos na educação.
JOGO DAS FICHAS COLORIDAS (UNIDADE, DEZENA, CENTENA UNIDADE DE MILHAR) |
TRILHA DA MULTIPLICAÇÃO |
BINGO DE RÓTULOS |
Os professores não devem encarar o brincar apenas como uma atividade recreativa de distração, pois como Piaget defendia, a atividade lúdica é essencial para o desenvolvimento integral das crianças, por isso jogos e brincadeiras devem ser inseridos nas práticas educativas. Todos os jogos e brincadeiras devem ser devidamente planejados, os objetivos a serem alcançados devem ser bem definidos. Toda a atividade lúdica deve ter por finalidade o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
Na concepção que Vygotsky tem do ser humano, a inserção do indivíduo num
determinado ambiente cultural é parte essencial de sua própria constituição enquanto pessoa. É impossível pensar o ser humano privado do contato com um grupo cultural, que lhe fornecerá os instrumentos e signos que possibilitarão o desenvolvimento das atividades humanas.
PALAVRA SECRETA (CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA) |
CAÇA-PALAVRAS RECICLADO |
JOGO DAS FICHAS COLORIDAS |
Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível. Segundo a teoria de Wallon , as emoções dependem fundamentalmente da organização do espaço para se manifestarem. A motricidade tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação .
Segundo Montessori, a criança que dispõe de seus
próprios objetos se mostrará produtiva. criativa. socializada. Chegado
o momento de ir para a escola, a criança já construiu seu raciocínio, memória.
entendimento. Cabe ao adulto, então, não ensinar, mas ajudar no seu trabalho
consciente de aprender. Para Montessori, a aquisição da escrita. nessa idade,
está ligada intimamente ao processo de aquisição da linguagem e ao uso que as
crianças fazem das mãos.
Para Montessori, a criança aprende pela experiência. Na prática, a escola montessoriana segue alguns princípios que a tornam diferente de qualquer outra experiência. O aluno que participa da sua própria aprendizagem sente-se respeitado. Por isso, na escola montessoriana a criança escolhe a atividade que quer realizar e como vai realizá-la. Ali o ambiente é extremamente organizado.
Para Montessori, a criança aprende pela experiência. Na prática, a escola montessoriana segue alguns princípios que a tornam diferente de qualquer outra experiência. O aluno que participa da sua própria aprendizagem sente-se respeitado. Por isso, na escola montessoriana a criança escolhe a atividade que quer realizar e como vai realizá-la. Ali o ambiente é extremamente organizado.
Para Froebel, as
brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas
diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a
finalidade de entendê-lo.
Froebel
desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo
estimular o aprendizado. Eles eram feitos de material macio e manipulável,
geralmente com partes desmontáveis. As brincadeiras eram acompanhadas de
músicas, versos e dança. Os objetos criados por Froebel eram
chamados de “dons” ou “presentes” e havia regras para usá-los, que precisariam
ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. As brincadeiras
previstas por Froebel
eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente.
CUBRA E DESCUBRA (MATEMÁTICA) |
SILABOL |
"A
instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo, a
fim de ganhá-lo"
"Que
a criança corra, se divirta, caia cem vezes por dia, tanto melhor, aprenderá
mais cedo a se levantar". Rousseau
“Um dos maiores danos que se pode
causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade
de pensar”.Emília Ferreiro
O
jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário,
corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de
extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o
desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a
iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula
o indivíduo a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que
vive.
Por
meio do jogo, a criança pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar
toda a sua espontaneidade criativa. O jogar é essencial para que ela manifeste
sua criatividade, utilizando suas potencialidade de maneira integral. Apenas
sendo criativa é que a criança descobre seu próprio eu.
O
jogo cria uma situação de regras que proporcionam uma zona de desenvolvimento
proximal no aluno. Desse modo, este “[...] comporta-se de forma mais avançada
do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e
significado [...]” (OLIVEIRA, 1999, p. 67).
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