terça-feira, 11 de junho de 2013

OFICINA DE JOGOS EDUCATIVOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


 REUNIÃO DE MÓDULO ll - 10/06/2013
 professoras e especialistas da  Escola Estadual Padre Dimas reuniram-se para falar sobre a importância dos jogos na educação. 


JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
(UNIDADE, DEZENA, CENTENA
UNIDADE DE MILHAR)
Dentre as proposições teóricas que fundamentam a nossa práxis pedagógica,   a discussão levou em consideração as contribuições de Piaget (fase das operações concretas), Vygotsky (ZDP), Wallon (emoções, motricidade), Montessori , Foebel (jardins de infância), Rousseau e Emília Ferreiro (capacidade de pensar). Após a reflexão, as profissionais reunidas foram conferir nos jogos o prazer de brincar, jogar , e  pensar nos objetivos para o funcionamento dos mesmos na sala de aula. 

JOGOS NA EDUCAÇÃO
TRILHA DA MULTIPLICAÇÃO 
BINGO DE RÓTULOS 
Para Piaget o jogo é essencial para o desenvolvimento infantil; “a atividade lúdica é o berço das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável à prática educativa. (...) Os jogos infantis caracterizam-se pela simplicidade de organização e pela pouca ou nenhuma necessidade de materiais, mas para a obtenção de resultados positivos, o planejamento é fundamental. 
Os professores não devem encarar o brincar apenas como uma atividade recreativa de distração, pois como Piaget defendia, a atividade lúdica é essencial para o desenvolvimento integral das crianças, por isso jogos e brincadeiras devem ser inseridos nas práticas educativas. Todos os jogos e brincadeiras devem ser devidamente planejados, os objetivos a serem alcançados devem ser bem definidos. Toda a atividade lúdica deve ter por finalidade o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

                                                                                                                                                                      Na concepção que Vygotsky tem do ser humano,  a inserção do indivíduo num
determinado ambiente cultural é parte essencial de sua própria constituição enquanto pessoa. É impossível pensar o ser humano privado do contato com um grupo cultural, que lhe fornecerá os instrumentos e signos que possibilitarão o desenvolvimento das atividades humanas. 

PALAVRA SECRETA
(CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA)
O aprendizado, nesta concepção, é o processo fundamental para a construção do ser humano. O desenvolvimento da espécie está, pois, baseado no aprendizado que, para Vygotsky, sempre envolve a interferência, direta ou indireta, de outros indivíduos e a reconstrução pessoal da experiência e dos significados. 
CAÇA-PALAVRAS RECICLADO
Neste momento analisamos o aspecto cognitivo do uso dos jogos em sala de aula e sua importância para os processos de aprendizagem e desenvolvimento. Percebemos assim, que o jogo atua na zona de desenvolvimento proximal realizando um intercâmbio entre a zona de desenvolvimento real, a qual abrange as aprendizagens já consolidadas, à zona de desenvolvimento potencial, que representa as aprendizagens que ainda vão se consolidar.
JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. 
Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível. Segundo a teoria de Wallon , as emoções dependem fundamentalmente da organização do espaço para se manifestarem. A motricidade tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação . 

Segundo Montessori,  a criança que dispõe de seus próprios objetos se mostrará produtiva. criativa. socializada. Chegado o momento de ir para a escola, a criança já construiu seu raciocínio, memória. entendimento. Cabe ao adulto, então, não ensinar, mas ajudar no seu trabalho consciente de aprender. Para Montessori, a aquisição da escrita. nessa idade, está ligada intimamente ao processo de aquisição da linguagem e ao uso que as crianças fazem das mãos.
Para Montessori, a criança aprende pela experiência. Na prática, a escola montessoriana segue alguns princípios que a tornam diferente de qualquer outra experiência. O aluno que participa da sua própria aprendizagem sente-se respeitado. Por isso, na escola montessoriana a criança escolhe a atividade que quer realizar e como vai realizá-la. Ali o ambiente é extremamente organizado.
Para Froebel, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.
CUBRA E DESCUBRA
(MATEMÁTICA)
Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado. Eles eram feitos de material macio e manipulável, geralmente com partes desmontáveis. As brincadeiras eram acompanhadas de músicas, versos e dança. Os objetos criados por Froebel eram chamados de “dons” ou “presentes” e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente. 
SILABOL
Para Rousseau a criança deveria ser educada sobretudo em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos , até os 12 anos o ser humano é praticamente só sentidos , emoções, corpo físico, enquanto a razão ainda se forma. 
"A instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo, a fim de ganhá-lo"
"Que a criança corra, se divirta, caia cem vezes por dia, tanto melhor, aprenderá mais cedo a se levantar". Rousseau
“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar”.Emília Ferreiro  
O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula o indivíduo a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que vive.
Por meio do jogo, a criança pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogar é essencial para que ela manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidade de maneira integral. Apenas sendo criativa é que a criança descobre seu próprio eu.

O jogo cria uma situação de regras que proporcionam uma zona de desenvolvimento proximal no aluno. Desse modo, este “[...] comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e significado [...]” (OLIVEIRA, 1999, p. 67).






























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