quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: HISTORIAS EM QUADRINHOS NA ALFABETIZAÇÃO

A ESCOLA ESTADUAL PADRE DIMAS  desde o início do terceiro bimestre vem desenvolvendo o projeto de leitura e escrita: Projeto: “Vivendo no Mundo Mágico da  Leitura e Escrita por meio da MÚSICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, .... HISTÓRIAS LIDAS E CONTADAS”.
A criança em fase de aprendizagem de leitura e escrita observa tudo o que vê pela frente: revistas, cartazes, outdoors, livros, gibis etc. Durante este processo procura em sua mente relacionar a “palavra”, o vocábulo com uma imagem que a ilustre. Hoje em dia diversas ferramentas podem associar imagens e textos, sejam eles escritos ou verbais. Uma excelente ferramenta impressa é a história em quadrinhos.
A definição para a história em quadrinhos está em seu próprio nome:
...é uma história contada em quadros (vinhetas), ou seja, por meio de imagens, com ou sem texto, embora na concepção geral o texto seja parte integrante do conjunto. Em outras palavras, é um sistema narrativo composto de dois meios de expressão distintos, o desenho e o texto. (IANNONE, 1994, p. 21)
A utilização de quadrinhos é positiva no processo de alfabetização devido ao fascínio das crianças pelos personagens, desenhos, onomatopeias, cores etc. A estrutura organizacional desse tipo de texto desperta a atenção por ser significativa e compreensível para a criança em fase inicial de aprendizagem de leitura e escrita, já que esta associa duas formas de representação: o desenho e a palavra escrita.
 As histórias em quadrinhos têm a particularidade de unir duas formas de expressão cultural: a palavra e a imagem. Isso os torna uma fonte preciosa de inspiração para o trabalho em classe, visto que contempla todos os alunos, pois estes conseguem deduzir o significado da história, lendo diretamente ou observando a imagem. Mesmo os alunos que ainda não leem diretamente se esforçam para compreender a história observando a imagem, o que lhes traz confiança para ler e escrever e utilizar essas práticas de linguagem em sua vida. Isso contempla todos os alunos - os que leem e os que estão iniciando- pois estes conseguem deduzir o significado da história, lendo diretamente ou observando a imagem.
A história em quadrinhos surge como alternativa de leitura prazerosa, pois prende a atenção da criança por se configurar por muitos aspectos lúdicos, como as cores, as onomatopeias, os personagens, os desenhos, as histórias engraçadas, textos curtos, etc., que por sua vez, pode ampliar a prática social da criança de forma que ela passe a ter outros objetivos de leitura - como informação, reflexão sobre um tema, comunicação.
 Para a sistematização do estudo da história em quadrinhos são apontadas algumas possibilidades de intervenção do professor, que contribuem para a aprendizagem da leitura e escrita, por meio das histórias em quadrinhos.
A curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pela leitura. Assim, acredita-se que as histórias em quadrinhos têm grande importância e eficácia nos trabalhos escolares e podem ser incorporadas às aulas de alfabetização. 
O trabalho com as turmas do 1º ano tem sido um sucesso. Ao ver o trabalho realizado com a tuma da professora Érika, os alunos da tia Larissa manifestaram também o interesse em produzir uma HQ. Disseram que queriam construir uma história de aventura, mas que também provocasse medo, tivesse terror e muito pânico. A coordenadora Maria Helena  e professora Larissa logo pensaram na TURMA DO PENADINHO.

 Foram  levadas as imagens das personagens para a sala de aula e a partir daí a imaginação das crianças floresceu. A professora  ouviu o que é que eles sabiam das personagens, propôs que os próprios educandos criassem um título para a historia,  e depois  articulando as ideias tidas por eles montamos na cartolina os quadrinhos  e foi esse o resultado estampado nas fotos: produziram uma HQ em sala de aula.  Quando a coordenadora Maria Helena  leu a história construída por eles de maneira criativa provocando medo e espanto, não é que se espantaram e  para surpresa nossa, os educandos ao final sorriram e deram boas gargalhada.
As HQs também têm essa finalidade fazer o leitor sorrir. 








ESSA TURMINHA É 10 TIA LARISSA,
PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


ESPECIALISTA
MARIA HELENA DE SOUZA 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário