segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NOS ANOS INICIAIS - RECURSO PARA ESTIMULAR A LEITURA E A APRENDIZAGEM - PNAIC


A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, contribui para a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Nesse contexto, a Escola Estadual Padre Dimas neste terceiro bimestre vem desenvolvendo  o Projeto: “Vivendo  no Mundo Mágico da Leitura e Escrita por meio da música, histórias em quadrinhos e histórias lidas e contadas” , visando oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.  
Pretende-se ainda  acelerar o processo de letramento e alfabetização dos alunos de 1º, 2º e 3ºanos do Ensino Fundamental. 


Dentro desta proposta a professora Érika do primeiro ano do Ensino Fundamental propôs uma oficina com seus alunos que deu muito certo e foi uma experiência agradabilíssima. Trouxe para a sala de aula um livro bem sugestivo: CADÊ  de Guto Lins. Um livro que apresenta um jogo de perguntas e respostas do tipo: cadê o gato? O cachorro mordeu. Cadê o cachorro? o dono prendeu. Cadê o dono? ...... 
Leitura esta  que encantou seus alunos. Após fazerem a realização da leitura e já terem feito um estudo dos personagens da TURMA DA MÔNICA, dos balões, das onomatopeias  decidiram transformar um livro que era todo em prosa em histórias em quadrinhos. Foi muito prazeroso. 

A arte das Histórias em Quadrinhos envolve uma linguagem rica e complexa, que foi se aperfeiçoando ao longo de mais de um século de existência.
As imagens dão ao texto informações necessárias para o significado das palavras e os quadrinhos atuam como uma espécie de equilíbrio, onde os textos curtos favorecem o gosto pela leitura levando os leitores a procurarem cada vez mais esse tipo de entretenimento literário onde muito deles até chegar à escola ainda não adquiriram.

Assim, a experiência com essa linguagem pode causar interesses pela leitura de outros gêneros da linguística pela forma artística que utiliza tornando-se uma grande colaboradora para a formação do leitor capaz de torná-lo ativo, crítico e habilidoso para com o mundo que o rodeia.
As Histórias em Quadrinhos na sala de aula também motivam os alunos relutantes ao aprendizado e à leitura. Elas os envolvem num formato literário que eles conhecem. E também as HQs “falam” com eles de uma forma que entendem e, melhor do que isto se identifica.

Este trabalho realizado  pela professora Érika de Fátima Camêlo Gonçalves foi notícia postada pelos profissionais fazem parte do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, confira:  

Alunos do 1º ano produzem histórias em quadrinhos após leitura de um livro todo em prosa
Desde o início do 3º bimestre os alunos do 1º ano da Escola Estadual “Padre Dimas” no município de Guaraciaba vêm sendo envolvidos num projeto de leitura e escrita que contempla duas habilidades: ler e escrever.
Alfabetizar letrando supõe oferecer aos alunos um trabalho com vários gêneros textuais. Já foi trabalhado parlendas, quadrinhas, letras de músicas infantis, contos e agora histórias em quadrinhos.
Todos os alunos conhecem as histórias da turma da Mônica de Mauricio de Souza. Com base nas características e de cada personagem e do gênero história em quadrinhos os 19 alunos da professora Érika de Fátima Camêlo Gonçalves fizeram um trabalho de reescrita do livro CADÊ do autor Guto Lins; adaptando suas perguntas e respostas ao gênero história em quadrinhos.
Inicialmente a professora apresentou o livro e fez a contação de história, após os alunos divididos em grupos adaptaram o texto escrevendo nos balões as perguntas e respostas do texto. A história dividiu-se em 31 quadros e apresenta fim.
 Os personagens escolhidos para essa adaptação foram uma Mônica enraivada perguntando o tempo todo CADÊ? O Cebolinha e o Cascão respondendo sempre a suas perguntas.
Foi um trabalho interessante, onde os alunos participaram ativamente.  É uma proposta que vale a pena ser desenvolvida por outros educadores.



PARABÉNS TIA ÉRIKA PELO TRABALHO REALIZADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ESPECIALISTA
MARIA HELENA DE SOUZA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário