sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: VIVENDO NO MUNDO MÁGICO DA LEITURA E ESCRITA POR MEIO DA MÚSICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS , HISTÓRIAS LIDAS E CONTADAS"

A professora sendo orientadora , ajudan-
do os educandos na organização das ideias
A professora Mábia lendo o livro de forma
dinâmica e proporcionando a
interação de seus alunos 
Todo o trabalho realizado em grupo
Todos os educandos envolvidos 
O projeto leitura e escrita:  “Vivendo no Mundo Mágico da  Leitura e Escrita por meio da MÚSICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, .... HISTÓRIAS LIDAS E CONTADAS”. nos anos iniciais está sendo desenvolvido pelas turmas de 1º, 2º e 3º ano na Escola Estadual “Padre Dimas” que está situada na cidade de Guaraciaba, Minas Gerais. Entendemos que A leitura e A escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, contribui para a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado. 
pensado e escrito por Robson,
Alef, Luis e Raíssa 
pensado e escrito por Robson,
Alef, Luis e Raíssa 
Jeneffer, Bianca, Gisele, Joelma e Vivian
Considerando essa realidade, o Projeto: “Vivendo  no Mundo Mágico da Leitura e Escrita por meio da música, histórias em quadrinhos e histórias lidas e contadas” foi elaborado, visando oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.
                                                                              Jeneffer, Bianca, Gisele, Joelma e Vivian

           
               
Segundo Paulo Freire (1988, p.80):
Quando pensamos em leitura, logo nos vem à mente a ideia de atividade mecânica dedecodificação de signos. No entanto, ler é mais que isso, é atribuir um significado ao texto,seja ele verbal ou não verbal, o qual é entendido como processo e não como produto, já que é construído na interação com os demais sujeitos do grupo. Além do mais, a leitura é uma forma de percepção posto que ela não se reduz ao texto, mas também a realidade, ao mundo que nos rodeia, que foi, inclusive, objeto de nossas primeiras leituras.


Vanessa, Daiara, Itauane e Geovana 
  Para Koch e Elias (2006, p.11)[...] deve-se promover a motivação para leitura e escrita nos estudantes, pois, através do interesse próprio do leitor é que se pode alcançar um bom nível de compreensão textual que se reflita em proficiência na escrita, já que “o sentindo de um texto é construído na interação texto-sujeitos e não a algo que preexista a essa interação. 
Dentro destas premissas nossas professoras têm inovado suas práticas e têm proporcionado aos alunos ler e escrever de uma forma muito mais que prazerosa. 


Após a leitura do livro: UMA ZEBRA FORA DO PADRÃO, a professora MÁBIA NUNES GODOY, ousou em permitir que seus alunos tornassem autores, escrevendo uma outra história, usando agora um outro animal - o elefante  -

Foi realmente uma adaptação com sucesso. Nossos educandos do 2º ano usaram toda a criatividade e imaginação e criaram a seguinte história: UMA ELEFANTINHA FORA DO PADRÃO. 




PARABÉNS TIA MÁBIA PELO TRABALHO REALIZADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ESPECIALISTA  MARIA HELENA DE SOUZA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário