sexta-feira, 7 de junho de 2013

ABERTURA DE NOVOS HORIZONTES ATRAVÉS DA LEITURA

Sítio do Pica Pau Amarelo
MONTEIRO LOBATO
A Escola Estadual Padre Dimas vem desenvolvendo um trabalho de grande importância :a  formação de novos leitores. Enquanto seres pensantes, críticos, cidadãos reflexivos, de acordo com o ensinamento e o estímulo à leitura, vê-se a necessidade da abertura para o mundo letrado e não se encontra apenas no ato de ler, mas sim no ato de ler e também  interpretar.   
A leitura abre “caminhos” a qualquer pessoa, podendo abrir novos horizontes, adquirir conhecimento, informação,  lazer e principalmente satisfação e prazer ao fazer uma boa leitura. 
Aliado a isto, a leitura amplia o raciocínio, a verbalização, a formalidade das palavras, dos textos escritos, dos diálogos formais e informais, enfim, auxilia numa infinidade de objetivos, que podem ser conquistados por meio da leitura.
Uma das atividades fundamentais que a escola deve propiciar aos seus alunos é a leitura, enfatizando-se, também, que a leitura é um dos vários desafios da escola. 
"Não Confunda"
EVA FUNARY
 
Emília
MONTEIRO LOBATO
No mundo atual é de suma importância e exigido do ser humano o “saber ler”, pois para o simples fato de se locomover por meio de um ônibus, encontrar um endereço (bairro, rua, avenida, etc.) é necessária a referida aptidão. 
Adicionar legenda
FESTA NO CÉU
Chapeuzinho Amarelo
ZIRALDO
Porém, ler, principalmente nos primeiros anos da escola, me parece uma atividade tão importante quanto à produção espontânea de textos, ou talvez até mais importante. No mundo em que vivemos é mais importante ler do que escrever. (CAGLIARI, 1992, p. 167-168). 
A leitura não é um trabalho fácil, pelo contrário, ler e saber ler é uma tarefa difícil, que exige disciplina, ela tem que ser praticada e vivenciada. A leitura é uma prática que deve ser iniciada desde cedo com as crianças, e esta a princípio se dá através do contato com o mundo da fantasia, do imaginário dos livros infantis, se as crianças tiverem contato com esse universo desde pequenas certamente se desenvolverão

         
  A FESTA NO CÉU
melhor cognitivamente, afetivamente e socialmente.


O ato de ler se faz uma constante em nossas vidas desde que começamos a compreender o mundo que nos cerca. 
A LINDA ROSA JUVENIL
Neste dia 07 de junho reuniram-se na E.E. Padre Dimas as professoras do turno da manhã (4º e 5º ano) e as educadoras do turno da tarde (1º, 2º, 3º ano) com a finalidade de apresentar o trabalho desenvolvido com a leitura desde o final do mês de abril até o presente momento.




FANK DO ELIAS JOSÉ 




          Houve confecção de um livro , onde os alunos após lerem o livro , fizeram a reeleitura do mesmo e foram co-autores do outro que fizeram  (5º ano). Monteiro Lobato fora lembrado e homenageado pelas turmas de 1º ano, professoras Érica e Rosa
Helena

Quem não se lembra do conto: A festa no céu ? - história lida, narrada e dramatizada pela turma da professora  Geovana (2º ano).
A professora Mábia deu um toque diferente às poesias  do escritor Elias José - brincando com as palavras, criou um Fank,cantou e dançou com sua turma  - o fank do Elias José (2º ano).
 O escritor Ziraldo, teve uma de suas obras representada  " A Chapeuzinho Amarelo" pela turma do 3º ano, professora Ana; Eva Funary, encenada por meio da história "Não confunda", turma da professora Andréia (3º) ano; Uma linda Rosa Juvenil, interpretada pela turma de 1º ano - professora Rosânea, e muito mais. Parabéns a todas as professoras

























Um comentário: