quarta-feira, 5 de junho de 2013

É ARTE, É VIDA. PINTORES DE LEMBRANÇAS


                                     
   O ensino da Arte na escola nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como objetivo o domínio do conhecimento artístico necessário ao fazer artístico, ou seja, o domínio das estratégias de apreciação (compreensão e interpretação) do significado dos objetos, que constituem as produções cultural e artística e a formação e ampliação dos sentidos, por meio da familiarização cultural e do conhecimento artístico.
  O ensino da Arte deve conduzir, sobretudo, à formação da percepção e da sensibilidade ao conhecimento historicamente acumulado e ao contato com a produção existente.
 Como nas demais disciplinas escolares, o objetivo é o acesso ao conhecimento, no caso, aos saberes específicos das Artes Visuais, ou seja, aos fazeres próprios da linguagem. E, ainda, possibilitar ao aluno tanto conhecer quanto compreender os diferentes estilos, como formas de representação do mundo presentes nas linguagens artísticas

.Essas expectativas de aprendizagem serão alcançadas por intermédio dos conteúdos selecionados para o ensino de Arte, que estão ordenados de maneira que o aluno possa, de modo interligado, apreciar (ler e interpretar) as variadas formas de representações artísticas; entender a arte na sociedade em suas diferentes linguagens; experimentar o fazer artístico; exercitar e estudar os elementos formais e a composição com as linguagens artísticas.Os conteúdos são os conhecimentos necessários para que o aluno construa suas respostas às principais indagações sobre o significado das representações artísticas.
Para os PCN, os conteúdos gerais do Ensino Fundamental em Arte selecionados são os seguintes:
  1. a arte como meio de expressão e comunicação dos indivíduos;
  2. elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte;
  3. produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões;
  4. diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções e suas histórias;
  5. a arte na sociedade, considerando os produtores em arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.  PCN: Arte, 2001. p. 57.Nesse sentido, do ponto de vista do encaminhamento metodológico, a ação do professor vincula-se às seguintes práticas:
  • apreciação (leitura e interpretação das representações artísticas);
  • produção artística ou fazer artístico;
  • estudo de composição e dos elementos formais das linguagens artísticas. Baseando-se nessa premissa a Escola Estadual Padre Dimas vem desenvolvendo um trabalho riquíssimo e muito significativo com os nossos educandos. A professora Roseli Gomes de Castro tem conduzido suas aulas de arte de maneira a apreciarmos seu trabalho, pela conjectura que o ensino do conteúdo propõe e como tem conduzido sua turma (5º ano) a colocar em prática os conhecimentos apreendidos nesta área do conhecimento. O livro que lhe serviu de referência fez emergir escritores e artistas: PINTORES DE LEMBRANÇAS. 
PARABÉNS ROSELI 

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