quarta-feira, 15 de maio de 2013

DINÂMICA DOS RÓTULOS - REUNIÃO DE MÓDULO ll


a linguagem persuasiva que os rótulos
e as embalagens têm 
é importante levantar o conhecimento
prévio 
um jogo cheio de objetivos 
  As  reuniões  de módulo II da Escola Estadual Padre Dimas são sempre  dinâmicas reunindo professoras e supervisoras para discutirem e refletirem sobre a práxis pedagógica. Desta vez não foi diferente: a discussão girou em torno dos rótulos e embalagens. O ponto crucial foi de como desenvolver um trabalho usando estes suportes textuais nos anos iniciais do ensino fundamental.Ao discutirmos vimos que a proposta de trabalhar com os rótulos pode gerar uma aprendizagem significativa e com muito sentido para os alunos.
grandes descobertas foram
feitas pelo grupo
Os rótulos e as embalagens são suportes textuais que cumprem a função de informar, contribuindo de forma significativa para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal. O rótulo é toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada em relevo ou litografada, colada ou fundida sobre o recipiente e ou sobre a embalagem do produto. Em outras palavras, o rótulo é o impresso para identificar e caracterizar o produto.
A embalagem é o recipiente, o pacote ou o envoltório destinado a garantir conservação e facilitar o transporte e manuseio dos produtos. Às vezes a identificação vem impressa na própria embalagem, como é o caso das latinhas de refrigerantes e das caixas de leite. Estes suportes textuais informam aos leitores e leitoras a composição do produto, os cuidados que são exigidos para seu funcionamento e manutenção, a data de validade, o modo de usar e de armazenar, dentre outras informações. 
o trabalho com os rótulos vai além das
letras
Paulo Freire já dizia que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, sendo assim, é importante valorizar os conhecimentos e experiências de vida dos alunos. Quando o ato educativo parte dos conhecimentos prévios dos estudantes e os estimula, passa a ter sentido real na vida deles. Neste mundo capitalista, onde as pessoas são cada vez mais consumistas, os produtos industrializados ganham espaço nos  armários, e as crianças veem desde pequenas latas, caixinhas , potes e embalagens diversas ao seu redor. Aprendem a reconhecer e identificar os produtos mais utilizados em casa, e até mesmo alguns logotipos e marcas, conforme lhe são apresentadas.
plenária após realizar a oficina 

Na escola, se o(a) professor(a) perguntar o que mais gostam de beber, poderá ouvir: água, leite, refrigerante, café, suco, achocolatado, vitamina e etc. Mas é mais comum se ouvir: Coca, Pepsi, Fanta Laranja, leite Ninho, Gatorade, Todinho, Nescau e outros. Eles chamam os produtos pelas marcas e as identificam, seja pelo desenho, pelo cor ou pelas letras do rótulo. A quantidade de marcas de produtos industrializados reconhecidas pelas crianças pode assustar os nutricionistas, mas na escola este conhecimento pode ser um aliado na educação.  A partir dos rótulos de produtos é possível se alfabetizar, praticar a matemática, estudar geografia, fazer arte, produzir música, aprender culinária e até mesmo obter orientações alimentares. Ou seja, a partir de produtos concretos, com os quais os alunos têm acesso, é possível realizar atividades  interdisciplinares.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA
As atividades de leitura e escrita com rótulos e embalagens possibilitam os alunos a pensarem sobre:
realização do jogo de trilha com uso de dado
no chão estão "casas" com os rótulos 
 • A percepção da forma e do valor sonoro convencional das letras.
• A conservação de letras e sílabas nas palavras.
• A quantidade de letras necessária para escrever as palavras, bem como a variedade, a posição e a ordem das mesmas.
• O reconhecimento dos nomes das letras do alfabeto, assim com os seus diversos tipos.
• A diferença entre letras e números, letras e desenho.
• A função social da escrita.
Ampliar a habilidade de interpretação textual a partir da leitura e interpretação de rótulos de produtos e de suas características no suporte em que se apresentam;
Ampliar a habilidade de  leitura e interpretação através da observação de informações apresentadas em rótulos;
Aprender a  extrair e a interpretar as informações contidas nos rótulos: marcas produto, data de fabricação, validade, utilidade, código de barra, etc.
Interagir com portadores reais de leitura e escrita, ampliando a compreensão do mundo e inserindo-se no contexto social grafocêntrico.    Nesta reunião foram realizadas diversas oficinas: 

   oficina:  3º ano
Objetivos
 ·         Perceber situações em que faz sentido buscar informações nos rótulos e embalagens.
·         Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto.
·         Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.
·         Utilizar estratégias de leitura para buscar informações nos textos: antecipar o significado; utilizar  as      informações não verbais; utilizar o conhecimento de mundo; praticar a separação de silabas.
·         Classificar os produtos estudados por gênero, gênero alimentícios   e higiene e limpeza.
   O grupo deverá organizar a roda de leitura:  
Leitura do texto sacolinhas plásticas, seguido da identificação dos nomes dos rótulos e embalagens de  produtos, posteriormente pintura dos mesmos, separação das palavras encontradas no texto de acordo com suas respectivas categorias.
Produzir um cartaz com os rótulos e embalagens, separando-os em gêneros alimentícios e higiene e limpeza. Ler os rótulos e embalagens e escrever a palavra utilizando o alfabeto móvel.
 Qual a avaliação que o grupo faz dessa atividade? Há algo mais que precisa ser explorado?
 Oficina – 2º ano
Ache o estranho: a profª deverá recorta, de revistas, rótulos,logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um “estranho” (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza;4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por “A” e uma por “J”; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede  para achar o estranho.
 oficina (Professorass 4º e 5ºano)

 Objetivos:
 - Identificar informações nas tabelas de valores nutricionais nos rótulos de alimentos
- Interpretar os dados apresentados nas tabelas
Atividade: 1ª etapa
Utilizar  embalagens de alimentos como macarrão instantâneo, biscoito, gelatina ou caixas de sucos.  O grupo deverá  analisar os dados de informação nutricional dos pacotes de alimentos. Por essa razão, o pacote deve estar preservado. Para essa primeira situação é necessário que cada integrante tenha uma embalagem em mãos. Comparem as Tabelas de informações nutricionais das embalagens disponíveis. Para conduzir a análise, faça perguntas como: quais dados mais chamam atenção? Os números das porções são muito diferentes? Qual é o alimento com maior valor energético? Há algum número que se repete em todas as embalagens?
Socialize as descobertas do grupo e anote em um cartaz suas conclusões.
2ª etapa:  Proponha a comparação entre o tamanho e o peso de uma porção com a quatidade que realmente vem no pacote. A tabela abaixo traz a informação nutricional do pão de forma. Se uma pessoa comer quatro fatias, quantos gramas de Carboidrato estará ingerindo? E de Sódio?
3ªetapa:  usar o cartaz já elaborado na primeira etapa. Tome uma tabela nutricional . Mostre e nomeie cada linha e faça alguns questionamentos: por que há duas colunas diferentes para cada linha? Quais informações são apresentadas na primeira coluna? Quais informações são apresentadas na segunda? Qual o  alimento que  tem a o maior número de %VD? Em qual linha está esse número? O que esse número representa? Quais são os 3 alimentos com maior quantidade de Gordura? Em qual coluna podemos encontrar esse dado?
4ª etapa:  algumas situações específicas de resolução de problemas a partir das informações de uma tabela nutricional.A tabela  traz a informação nutricional de um biscoito recheado.  1) Quantos biscoitos correspondem a uma porção? 2) Qual é a quantidade de Sódio presente em uma porção do biscoito? O que significa o número 12%?3) Se uma pessoa comer 12 biscoitos, qual a quantidade de Gordura saturada terá ingerido? É possível dizer a porcentagem do valor diário que se consumirá nesse caso?
 5ª etapa: Discuta coletivamente as perguntas da etapa anterior. Todas puderam ser respondidas? Quais exigiam cálculos? Quais foram as estratégias de cálculo utilizadas? Os alunos usaram caminhos semelhantes? Quais questões geraram dúvidas? Como podemos ter certeza de quais respostas estão corretas?
As professoras que lecionam para o primeiro ano jogaram o jogo de trilha usando o dado. 


















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