A professora sendo orientadora , ajudan- do os educandos na organização das ideias |
A professora Mábia lendo o livro de forma dinâmica e proporcionando a interação de seus alunos |
Todo o trabalho realizado em grupo Todos os educandos envolvidos |
O projeto leitura e escrita: “Vivendo no Mundo Mágico da Leitura e Escrita por meio da MÚSICA,
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, .... HISTÓRIAS LIDAS E CONTADAS”. nos anos iniciais está sendo desenvolvido pelas turmas de 1º, 2º e 3º ano na Escola Estadual “Padre Dimas” que está situada na cidade de Guaraciaba, Minas Gerais. Entendemos que A
leitura e A escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que
quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de
ler, contribui para a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção
da criança no mundo letrado.
pensado e escrito por Robson, Alef, Luis e Raíssa |
pensado e escrito por Robson, Alef, Luis e Raíssa |
Jeneffer, Bianca, Gisele, Joelma e Vivian |
Considerando essa realidade, o Projeto:
“Vivendo no Mundo Mágico da Leitura e Escrita por meio da música,
histórias em quadrinhos e histórias lidas e contadas” foi elaborado,
visando oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver suas
competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente
é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite
tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.
|
Quando pensamos em leitura, logo nos vem à mente a ideia de atividade mecânica dedecodificação de signos. No entanto, ler é mais que isso, é atribuir um significado ao texto,seja ele verbal ou não verbal, o qual é entendido como processo e não como produto, já que é construído na interação com os demais sujeitos do grupo. Além do mais, a leitura é uma forma de percepção posto que ela não se reduz ao texto, mas também a realidade, ao mundo que nos rodeia, que foi, inclusive, objeto de nossas primeiras leituras.
Vanessa, Daiara, Itauane e Geovana |
Dentro destas premissas nossas professoras têm inovado suas práticas e têm proporcionado aos alunos ler e escrever de uma forma muito mais que prazerosa.
Após a leitura do livro: UMA ZEBRA FORA DO PADRÃO, a professora MÁBIA NUNES GODOY, ousou em permitir que seus alunos tornassem autores, escrevendo uma outra história, usando agora um outro animal - o elefante -
Foi realmente uma adaptação com sucesso. Nossos educandos do 2º ano usaram toda a criatividade e imaginação e criaram a seguinte história: UMA ELEFANTINHA FORA DO PADRÃO.
PARABÉNS TIA MÁBIA PELO TRABALHO REALIZADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ESPECIALISTA MARIA HELENA DE SOUZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário