a linguagem persuasiva que os rótulos e as embalagens têm |
é importante levantar o conhecimento prévio |
um jogo cheio de objetivos |
grandes descobertas foram feitas pelo grupo |
A embalagem é o recipiente, o pacote ou o envoltório
destinado a garantir conservação e facilitar o transporte e manuseio dos
produtos. Às vezes a identificação vem impressa na própria embalagem, como é o
caso das latinhas de refrigerantes e das caixas de leite. Estes suportes
textuais informam aos leitores e leitoras a composição do produto, os cuidados
que são exigidos para seu funcionamento e manutenção, a data de validade, o
modo de usar e de armazenar, dentre outras informações.
o trabalho com os rótulos vai além das letras |
plenária após realizar a oficina |
ABORDAGEM PEDAGÓGICA
As atividades de leitura e escrita com rótulos e embalagens
possibilitam os alunos a pensarem sobre:
realização do jogo de trilha com uso de dado no chão estão "casas" com os rótulos |
• A conservação de letras e sílabas nas palavras.
• A quantidade de letras necessária para escrever as
palavras, bem como a variedade, a posição e a ordem das mesmas.
• O reconhecimento dos nomes das letras do alfabeto, assim
com os seus diversos tipos.
• A diferença entre letras e números, letras e desenho.
• A função social da escrita.
Ampliar a habilidade de interpretação textual a partir da
leitura e interpretação de rótulos de produtos e de suas características no
suporte em que se apresentam;
Ampliar a habilidade de
leitura e interpretação através da observação de informações
apresentadas em rótulos;
Aprender a extrair e
a interpretar as informações contidas nos rótulos: marcas produto, data de
fabricação, validade, utilidade, código de barra, etc.
Interagir com portadores reais de leitura e escrita,
ampliando a compreensão do mundo e inserindo-se no contexto social
grafocêntrico. Nesta reunião foram realizadas diversas oficinas:
Objetivos
·
Identificar o tipo de informação
possível de ser encontrada em cada texto.
·
Identificar as principais
informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.
·
Utilizar estratégias de leitura
para buscar informações nos textos: antecipar o significado;
utilizar as informações não verbais;
utilizar o conhecimento de mundo; praticar a separação de silabas.
·
Classificar os produtos estudados
por gênero, gênero alimentícios e higiene e limpeza.
Leitura
do texto sacolinhas plásticas, seguido da identificação dos nomes dos rótulos e
embalagens de produtos, posteriormente pintura dos mesmos, separação das
palavras encontradas no texto de acordo com suas respectivas categorias.
Produzir
um cartaz com os rótulos e embalagens, separando-os em gêneros alimentícios e
higiene e limpeza. Ler os rótulos e embalagens e escrever a palavra utilizando
o alfabeto móvel.
Ache o estranho: a profª deverá recorta, de revistas,
rótulos,logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um “estranho” (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza;4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por “A” e uma por “J”; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede para achar o estranho.
oficina (Professorass 4º e 5ºano)
- Identificar informações nas tabelas de
valores nutricionais nos rótulos de alimentos
- Interpretar os
dados apresentados nas tabelas
Atividade: 1ª etapa
Atividade: 1ª etapa
Utilizar embalagens de alimentos como macarrão instantâneo,
biscoito, gelatina ou caixas de sucos. O
grupo deverá analisar os dados
de informação nutricional dos pacotes de alimentos. Por essa razão,
o pacote deve estar preservado. Para essa primeira situação é necessário que
cada integrante tenha uma embalagem em mãos. Comparem as Tabelas de
informações nutricionais das embalagens disponíveis. Para conduzir a análise,
faça perguntas como: quais dados mais chamam atenção? Os números das porções
são muito diferentes? Qual é o alimento com maior valor energético? Há algum
número que se repete em todas as embalagens?
Socialize as descobertas do grupo e anote em um cartaz
suas conclusões.
2ª etapa: Proponha a comparação
entre o tamanho e o peso de uma porção com a quatidade que realmente vem no
pacote. A tabela abaixo traz a informação nutricional do pão de forma. Se uma
pessoa comer quatro fatias, quantos gramas de Carboidrato estará ingerindo? E
de Sódio?
3ªetapa: usar o cartaz já
elaborado na primeira etapa. Tome uma tabela nutricional . Mostre e nomeie cada
linha e faça alguns questionamentos: por que há duas colunas diferentes para
cada linha? Quais informações são apresentadas na primeira coluna? Quais
informações são apresentadas na segunda? Qual o alimento que tem a o maior número de %VD? Em qual linha
está esse número? O que esse número representa? Quais são os 3 alimentos
com maior quantidade de Gordura? Em qual coluna podemos encontrar esse dado?
4ª etapa: algumas situações específicas de resolução de
problemas a partir das informações de uma tabela nutricional.A tabela traz a informação nutricional de um biscoito recheado. 1) Quantos biscoitos correspondem a uma porção? 2) Qual é a quantidade de Sódio presente em uma porção do biscoito? O que significa o número 12%?3) Se uma pessoa comer 12 biscoitos, qual a quantidade de Gordura saturada terá ingerido? É possível dizer a porcentagem do valor diário que se consumirá nesse caso?
As professoras que lecionam para o primeiro ano jogaram o jogo de trilha usando o dado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário