domingo, 5 de maio de 2013

CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES

Este ano está sendo comemorado o centenário do poeta, compositor, jornalista e diplomata brasileiro Vinícius de Moraes. As homenagens a Vinícius são inúmeras e foi dessa forma que a Escola Estadual Padre Dimas o homenageou. Fez-se um estudo minucioso de sua biografia e obras. Para culminar reunimos alunos, professores, pais e amigos para assistirem a  uma apresentação  do que seria a vida de Vinícius. O diretor da escola Júlio Iglesias de Almeida teve a brilhante ideia de retratar  a biografia de Vinícius de Moraes aos fatos históricos que aconteceram no Brasil e no mundo.

1946
Parte para Los Angeles, como vice-cônsul, em seu primeiro posto diplomático. Ali permanece por cinco anos sem voltar ao Brasil.
Enquanto isso, as mulheres conquistam o direito de votar
1946

Em 1948 foi aprovada a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Publica em edição de luxo, ilustrada por Carlos Leão, seu livro, Poemas, sonetos e baladas.
1952
Visita, fotografa e filma, com seus primos, Humberto e José Francheschi, as cidades mineiras que compõe o roteiro do Aleijadinho, com vistas à realização de um filme sobre a vida do escultor que lhe fora encomendado pelo diretor Alberto Cavalcanti.

1952
Padre Dimas visita Guaraciaba,é criada a Escola Estadual Padre Dimas  
É nomeado delegado junto ao festival de Punta Del Leste, fazendo paralelamente sua cobertura para o Última Hora. Parte logo depois para a Europa, encarregado de estudar a organização dos festivais de cinema de Cannes, Berlim, Locarno e Veneza, no sentido da realização dos Festival de Cinema de São Paulo, dentro das comemorações do IV Centenário da cidade.
Em Paris, conhece seu tradutor francês, Jean Georges Rueff, com quem trabalha, em Estrasburgo, na tradução de suas Cinco elegias.
1962
A Bossa nova 

Começa a compor com Baden Powell, dando inicio à série de afro-sambas, entre os quais, "Berimbau" e "Canto de Ossanha".Compõe, com música de Carlos Lyra, as canções de sua comédia-musicada Pobre menina rica.

Nasce a Garota de Ipanema 

Em agosto, faz seu primeiro show, de larga repercussão, com Antônio Carlos Jobim e João Gilbert,na boate AuBom Gourmet, que daria início aos chamados pocket-shows, e onde foram lançados pela primeira vez grandes sucessos internacionais como "Garota de Ipanema" e o "Samba da bênção"   Show com Carlos Lyra,na mesma boate, para apresentar Pobre menina rica e onde é lançada a cantora Nara Leão.

Compõe com Ari Barroso as últimas canções do grande compositor popular, entre as quais "Rancho das namoradas".
Aparece a primeira edição de Para viver um grande amor, pela Editora do Autor, livro de crônicas e poemas.
Grava, como cantor, seu disco com a atriz e cantora Odete Lara.
1970
Casa-se com a atriz baiana Gesse Gessy.Nasce Maria, sua quarta filha.
A ditadura militar imperava no Brasil -período de silêncio 
Início da parceria com Toquinho.


                                                   






Marcus Vinícius de Mello Morais morreu no Rio de Janeiro, no dia 09 de julho de 1980, devido a problemas decorrentes de isquemia cerebral.

manifestação pelas Diretas Já em 1984


Obra de Vinícius de Moraes



Encenação de uma das poesias  de Vinícius
Nossos educandos cantando "Aquarela" ao final das apresentações 
O Caminho Para a Distância, poesia, 1933
Forma e Exegese poesia, 1936
Novos Poemas, poesia, 1938
Cinco Elegias, poesia, 1943Poemas, Sonetos e Baladas, poesia, 1946
Pátria Minha, poesia, 1949
Orfeu da Conceição, teatro, em versos, 1954
Livro de Sonetos, poesia, 1956

Pobre Menina Rica, teatro, comédia musicada, 1962
O Mergulhador, poesia, 1965Cordélia e O Peregrino, tearo, em versos, 1965A Arca de Noé, poesia, 1970Chacina de Barros Filho, teatro, dramaO Dever e o HaverPara Uma Menina com uma Flor, poesiaPara Viver um Grande Amor, poesiaAriana, a Mulher, poesiaAntologia Poética
Novos Poemas II











Nenhum comentário:

Postar um comentário